30 de abril de 2013

That Old Swing Magic #5 - Broadway Street Parade 1920-29

A influência da Broadway na música popular é significativa. Para esta playlist #5 procurei músicas ligadas aos musicais da Broadway, mas sem a querer exaustiva nem representativa - escolhi as que tinham dado algumas boas versões swing.

Para esta primeira playlist sobre a Broadway seleccionei musicais dos anos 20.


1920-29

1923, Runnin' Wild

Provavalmente toda a gente já ouviu, nalgum momento, a música The Charleston. Esta foi composta por James P. Johnson, com letra de Cecil Mack, para o musical Runnin' Wild, estreado na Broadway em 1923.
Antes dos anos 20 as danças tinham muito pouco movimento acima da cintura, usando-se principalmente uma estrutura rígida nos braços e tronco. O Charleston veio alterar essa forma, com muito movimento de braços - tanto que chamaram flappers às raparigas que o dançavam, porque pareciam pássaros a bater as asas (flapping). Foi o princípio dos loucos anos 20. Além do Charleston, dançava-se, à época, o Foxtrot, o Cake Walk e o Tango, entre outras.
Versão:
* Charleston - Le Quintette Du Hot Club de France, com Django Reinhardt na guitarra e Stéphane Grappelli no violino (amz)


1924, Lady, Be Good!

O musical Lady, Be Good!, com música de George Gershwin e letras do seu irmão Ira Gershwin estreou-se na Broadway em 1924. Introduziu, entre outras, as músicas Fascinating Rhythm e Oh, Lady Be Good. Teve a participação dos irmãos Fred e Adele Asteire.
Versões:
* Fascinating Rhythm - Benny Goodman and His Orchestra (amz)
* Oh, Lady Be Good - Benny Goodman Trio (amz)


1925, No, No, Nanette

Em 1925 estreia o musical No, No, Nanette, com música de Vincent Youmans e letras de Irving Caesar e Otto Harbach. Dos vários números musicais destaca-se o standard Tea for Two, letra de Irving Caesar.
Versão:
* Tea for Two - Benny Goodman Quartet (amz)


1926, Oh, Kay!

Oh, Kay! é um musical com música de George Gershwin e letra de Ira Gershwin. Baseada na peça La Presidente, de Maurice Hanniquin e Pierre Veber, conta as aventuras do Duque de Durham e de sua irmã, Lady Kay, contrabandistas no período da proibição de alcool na America. Estreou-se em 1926 na Broadway. Recordamos a versão de Ella Fitzgerald para Clap Yo' Hands.
Versão:
* Clap Yo' Hands - Ella Fitzgerald (amz)


1927, Funny Face

Funny Face é um musical de 1927, com música de George Gershwin e letra de Ira Gershwin. Participavam neste os irmãos Fred e Adele Astaire. Estreou-se em Philadelphia com o nome Smarty tendo recebido fracas críticas. Foi então reescrito, estreando-se na Broadway com grande sucesso, já com o nome Funny Face. Uma das músicas que ficaram deste musical é o standard 'S Wonderful.
Versão:
* 'S Wonderful - The Benny Goodman Quartet (amz)


1927, The New Moon

Em 1927 estreia também uma opereta intitulada The New Moon, com música de Sigmund Romberg e letra de Oscar Hammerstein II, Frank Mandel e Laurence Schwab. O espectáculo foi o terceiro numa série de êxitos escritos ao estilo das operetas Vienenses (em 1924 estreara-se The Student Prince e em 1926 The Desert Song). Das músicas que perduraram destaca-se Lover Come Back to Me.
Versão:
* Lover Come Back to Me - Coleman Hawkins Quintet (amz)


1927, Show Boat

Show Boat é um musical de 1927, com música de Jerome Kern e letras de Oscar Hammerstein II. A história anda à volta dos artistas, ajudantes e estivadores do Cotton Blossom, um barco que durante quarenta anos opera no rio Mississippi. Deste musical resultaram clássicos como Ol' Man River e Make Believe.
Versões:
* Make Believe - Benny Goodman (amz)
* Ol' Man River - Horace Henderson and his Orchestra (amz)


1927, Hit the Deck

Com música de Vincent Youmans, e letras de Clifford Grey e Leo Robin, estreia-se em 1927 o musical Hit the Deck. Deste relembramos Sometimes I'm Happy, na versão cantada por Anita O'Day.
Versão:
* Sometimes I'm Happy - Anita O'Day (amz)


1928, Blackbirds of 1928

Em 1928 estreia o musical Blackbirds of 1928 na Broadway, com música de Jimmy McHugh e letras de Dorothy Fields. Com músicas como Diga Diga Doo, I Can't Give You Anything But Love, I Must Have That Man e Doin' the New Low-Down.
Versões:
* Doin' the New Low-Down - Don Redman and His Orchestra (amz)
* Diga Diga Doo - Cootie Williams and His Rug Cutters(amz)
Menção especial para esta versão dos Mill Brothers
* Diga Diga Doo - The Mills Brothers(amz)
* I Can't Give You Anything But Love - Peggy Lee (amz)
* I Must Have That Man - The Benny Goodman Trio (amz)


1928, Present Arms

Present Arms é um musical com música de Richard Rodgers e letra de Lorenz Hart, que se estreou na Broadway em 1928. Recordamo-lo com uma versão de You Took Advantage of Me, de Michel Warlop e Stephane Grappelli.
Versão:
* You Took Advantage of Me - Michel Warlop - Stephane Grappelli (amz)


1929, Wake Up and Dream

Wake Up and Dream é um musical de 1929, com música e letra de Cole Porter. A música que recordamos deste músical é What Is This Thing Called Love?, versão de Tommy Dorsey. Este músical estreou-se a 30 de Dezembro, tendo sido o último a estrear-se na Broadway nesse ano.
Versão:
* What Is This Thing Called Love - Tommy Dorsey (amz)



That Old Swing Magic #5 from paulor0 on 8tracks Radio.


P.S.: o 8tracks não permite playlists com mais de 2 músicas por artista, razão pela qual algumas músicas do Benny Goodman tiveram de ficar de fora

Sem comentários:

Enviar um comentário